MINISTÉRIO DE MÚSICA AUTÊNTICO

REFERÊNCIA BÍBLICA PARA HOJE   •    Diác. Valcimar Gomes   •   31 julho 2017

O livro de I Crônicas descreve com detalhes como Davi organizou um ministério musical em seu tempo o qual estudaremos em quatro etapas:

1 - FOI PLANEJADO EM TRÊS ESTÁGIOS

Primeiro - Ordenou aos chefes das famílias levíticas que designassem uma orquestra e um coro para acompanharem o transporte da arca até a tenda em Jerusalém(I Cr 15:16).

Segundo - Aconteceria depois que a arca tivesse sido colocada em segurança na tenda em seu palácio: I Cr 15:1-3. Davi organizou a apresentação regular de música coral na hora das ofertas queimadas com os corais posicionados em dois locais diferentes: Um coro se apresentava sob a liderança de Asafe diante da arca em Jerusalém(I Cr 16:37); E o outro sob a liderança de Hemã e Jedutun diante do altar em Gibeão (I Cr 16:39-42).

Terceiro - Aconteceu no final de seu reinado quando ele planejou o serviço musical elaborado que seria realizado no templo (I Cr 23:1-5).

2 - O MINISTÉRIO FOI PRÓSPERO POR VÁRIAS RAZÕES E SÃO PERTINENTES HOJE

Primeiro - Os músicos levitas eram maduros e musicalmente treinados (I Cr 15:22).

Segundo - O ministério da música no templo teve êxito porque seus músicos eram espiritualmente preparados. Eles foram separados e ordenados para esse ministério como o foram os outros sacerdotes(I Cr 15:12–14). Foi entregue aos músicos levitas o sagrado encargo de ministrarem, continuamente, diante do Senhor ( I Cr 16:37).

Terceiro - Os músicos levitas eram trabalhadores em tempo integral(I Cr 16:37).

3 – RECURSOS HUMANOS UTILIZADOS, SEUS AFAZERES E HIERARQUIA.

Davi fundou um conjunto com 4.000 Levitas como músicos em potencial (I Cr 15:16 e I Cr 23:5). Deste grupo ele formou um coro levítico profissional com 288 componentes. O próprio Davi se envolveu juntamente com seus oficiais na escolha de vinte e quatro líderes das turmas, cada uma tendo doze músicos num total de 288. Estes, por sua vez, seriam os responsáveis pela seleção do restante dos músicos (I Cr 25:1-7). Para assegurar que não haveria nenhuma confusão ou conflito entre o ministério sacrifical dos sacerdotes e o ministério musical dos levitas, Davi delineou, cuidadosamente, a posição, o grau, e aextensão do ministério dos músicos (I Cr 23:25-31).

A atuação do ministério da música era subordinada aos sacerdotes (I Cr 23:28). A natureza do ministério dos músicos é descrita graficamente: “Deviam estar presentes todas as manhãs para renderem graças ao Senhor e o louvarem; e da mesma sorte, à tarde; e para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festas fixas, perante o Senhor, segundo o número determinado” (I Cr 23:30-31). O contexto sugere que os músicos ficariam em pé em algum lugar diante do altar, uma vez que a apresentação de sua música coincidia com a apresentação da oferta queimada. O propósito desse ministério era agradecer e louvar ao Senhor. Eles anunciavam a presença do Senhor para o Seu povo na congregação (I Cr 16:4), assegurando-os de Sua disposição favorável para com eles.

4 - CONCLUSÃO

A função da música durante o ritual do sacrifício não era eclipsar ou substituir o próprio sacrifício, mas levar a congregação a envolver-se em certos momentos designados durante o culto. Em outras palavras, os israelitas não iam ao templo para ouvir os conjuntos levíticos se apresentando em um concerto sacro. Muito pelo contrário, eles iam testemunhar e experimentar a expiação de seus pecados por Deus.

A música que acompanhava o sacrifício expiatório os convidava a aceitarem e celebrarem a graciosa provisão divina de salvação. Numa época em que muitos cristãos escolhem suas igrejas conforme o estilo musical para o louvor precisamos nos lembrar de que na Bíblia, a música nunca foi um fim em si mesma. No templo a música apresentada enriquecia o serviço sacrifical levando a congregação a envolver-se em alguns momentos específicos. Na sinagoga e na igreja atual, a música reforçava o ensino e a proclamação da Palavra de Deus. Para sermos verdadeiros ao testemunho bíblico, nossa música na igreja precisa apoiar o ensino e a pregação da Palavra de Deus, e não mais significantes que estes.

A primeira vez que esta organização ministerial se apresentou dispensa comentários: “E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor; E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus" (II Cr 5:13,14)